Safra de grãos em Minas Gerais deverá crescer 6,5% em relação a 2024
No entanto, a produtividade pode variar devido a fatores climáticos

Em 2025, a safra de grãos em Minas Gerais deve apresentar um crescimento de 6,5% em relação a 2024, impulsionada pela produção de soja, que deve atingir 8,6 milhões de toneladas.
A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta para uma produção total de 17,1 milhões de toneladas de grãos no estado, com destaque para soja, feijão, arroz, milho e trigo.
Apesar da expectativa de crescimento, o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira, ressalta que a produtividade pode variar devido a fatores climáticos, investimentos em tecnologia e flutuações no mercado de exportação.
No momento, as lavouras de grãos em Minas Gerais estão em fase de plantio ou desenvolvimento, com o fim da primavera e o verão sendo os períodos mais favoráveis para o cultivo.
Destaque para as culturas:
- Arroz: Lavouras 100% semeadas, com possibilidade de novo plantio em áreas irrigadas após a colheita da soja precoce.
- Feijão: Primeira safra já plantada, com lavouras em fase de enchimento de grãos no Noroeste do estado.
- Milho: Plantio da primeira safra concluído, lavouras em desenvolvimento vegetativo e colheita prevista entre fevereiro e abril.
- Soja: Plantio finalizado em dezembro, colheita prevista para ocorrer entre fevereiro e abril.
- Algodão: Plantio da primeira safra finalizado, aguardando a colheita da soja para o plantio da segunda safra em sistema irrigado.
Qual é a sua reação?






